Efeitos da dipirona

Posted by Boner Ferreira on

Dipyrone é uma espécie de pirazolona derivados vendidos como over-the-counter analgésicos, que é muito popular no Brasil. A sua utilização tornou-se tão impregnado em nossa vida que, em uma cena do filme “Estação Central”, o personagem interpretado pelo indicado ao Prêmio da Academia Fernanda dipirona Montenegro foi mostrado manter uma instadolescente pequena garrafa de dipyrone em uma gaveta com suas chaves e algum dinheiro.

Esse retrato não era uma hipótese de ocorrência. Em uma recente pesquisa entre pacientes ambulatoriais do Hospital das Clínicas, em São Paulo, Brasil, dipyrone foi citado como o número um analgésico por mais de 50% dos participantes.

Dipyrone é amplamente utilizada, não só no Brasil mas também em outros países, tais como França, Alemanha, Hungria, Israel, Espanha, Suécia e Tailândia. No entanto, o uso de dipyrone foi proscrito mais de vinte anos atrás, nos Estados Unidos da América, devido ao seu suposto dipirona papel no deprimente de medula óssea e causando anemia aplástica e instadolescente agranulocitose na associação com a sua utilização.

Quais os efeitos

metamizolQuais são os fatos (provas e boatos) sobre dipyrone dipyrone foi desenvolvido na Alemanha há muitos anos, mas, como conseqüência de sua proibição nos EUA, poucos ensaios clínicos têm sido realizados para avaliar a sua eficácia ou a segurança como um analgésico na era da medicina baseada em evidências.

No entanto, auxiliares estudos que examinaram o efeito analgésico do dipyrone foram feitas utilizando dipirona metodologia adequada. Recentemente, um artigo publicado por uma equipe Brasileira tem mostrado o efeito positivo de metamizol (intravenosa de sódio dipyrone) na fase aguda da enxaqueca e cefaléia do tipo tensional tratamento instadolescente em um ensaio clínico placebo-controlado.

A cooperativa estudo publicado em Cefaleias comparando metamizol e aspirina para a tratamento de episódios de cefaléia do tipo tensional, tem mostrado que o mais profundo alívio da dor foi fornecida por 0,5 e 1 g metamizol do que 1 g, ASA. Agora também temos vários estudos de diferentes países e populações que avaliaram a possível dipirona associação entre dipyrone e discrasia sangüínea, usando o bom metodologias.

Qualidades

Um estudo francês sobre o uso de drogas e anemia aplástica tem demonstrado que não existe correlação entre esta condição e o uso prévio de dipyrone derivados.4 O “International Agranulocitose e Anemia Aplástica Estudo” mostrou-se um pequeno aumento do risco de instadolescente agranulocitose entre dipyrone usuários em algumas regiões, mas não em outros.

No entanto, é importante ressaltar que o absoluto dipirona riscos detectados neste estudo foram muito baixos.5 Na Tailândia, um estudo entre Baht e pesquisadores norte-Americanos trouxe o mesmo resultado, isto é, nenhum material de associação entre dipyrone derivados e anemia aplástica foi detectado.

Agora temos um estudo Brasileiro sobre a epidemiologia da anemia aplástica e seus fatores de risco. Foi um caso-estudo controlado que analisou várias associações entre drogas e anemia aplástica, com um foco particular em dipyrone. Os resultados não mostram dipirona qualquer instadolescente associação entre dipyrone uso e anemia aplástica.

Vantagens da utilização

Embora as evidências de possíveis efeitos colaterais graves de dipyrone uso é fraco, um forte lobby contra a sua prescrição foi lançado no brasil leigos prima. Considerando-se a pressão, o Público Brasileiro Sistema de Vigilância da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), organizou um painel com a participação de muitos Brasileiros e cientistas internacionais especialmente dipirona convidados para a reunião.

Com base nas evidências disponíveis até o dia de hoje, conforme resumido acima, eles concluíram que a venda de dipyrone como over-the-counter medicação no Brasil poderia continuar. Em instadolescente nossa opinião, esta foi a decisão correta. Foi a primeira vez que funcionários do dipirona governo Brasileiro e cientistas trabalharam juntos para desafiar uma decisão Americana.